E-mail das finanças fraudulento
Boas, há dias alguém me contou que tinha recebido um e-mail das finanças, sobre uma suposta dívida, que aparentava ser suspeito. Ontem também eu recebi o mesmo e-mail e estive a analisá-lo, à primeira vista é credível, o e-mail do remetente pertence ao departamento das finanças do governo apresentam-nos o número do nosso "processo" e um link onde podemos saber mais detalhes sobre a nossa "dívida". Aqui está o e-mail:
Ministerio das Financas to me
show details Mar 26 (2 days ago)
Caro(a) Cidadão
Encontra-se por liquidar o montante referente ao processo numero AS27183473
Pedimos que regularize a situação ou que nos forneça um contacto telefonico para quepossa-mos chegar á fala consigo.
Saiba os detalhes e referencia para pagamento do processo numero AS2718373
aqui https://www.e-financas.gov.pt/AS2718373.pdf
O não pagamento da mesma dará inicio aos mecanismos legais para boa cobrança.
Caso nao seja o portador desta dívida deverá reportar de volta para oscarmendes@min-financas.gov.pt
Primeiro achei o e-mail suspeito pois têm um erro ortográfico (marcado a azul) e em princípio alguém pertencente às finanças deverá saber escrever, contudo os erros acontecem. Após ter colocado o rato sobre o link, reparei na parte inferior do meu browser wue me reencaminhava para um site muito distinto do suposto, decidi então clicar e abriu-me outra janela que me perguntava se eu prentendia guardar o ficheiro ou abri-lo. Antes de fazer o que quer que fosse procurei no google o nome do ficheiro sobre o qual me fazia a pergunta (AS27183473.exe) no google descobri que era um vírus bastante perigoso.
Ontem saiu no jornal público uma notícia a alertar sobre este preciso e-mail, que não passava de um esquema para que nos roubassem os nossos dados (esquema de phishing) aqui se encontra essa mesma publicação: https://economia.publico.pt/Noticia/financas-denunciam-email-fraudulento-sobre-divida-a-liquidar_1486939
Portanto recomenda-se a todos muito cuidado ao ver um e-mail aparentemente fiável e de fonte fiável, pois pode não ser o que parece e caso suspeitem de um e-mail consultem a entidade que o enviou ou procurem na internet acerca de e-mails semelhantes.
Hugo Sanches